Instruções do Exame

Rubéola Neonatal IgM Anticorpos

Instruções para paciente

JEJUM: INTERVALO MÁXIMO ENTRE MAMADAS. A triagem neonatal deve ser coletada preferencialmente entre o 3° a 5° dia de vida, podendo ser realizada entre zero e 28 dias de vida.
Recém-nascidos que receberam transfusão sanguínea antes da coleta da amostra para triagem neonatal devem repetir a coleta: = 10 dias após a transfusão para os testes de TSH, Fenilalanina (PKU), Tripsina imunoreativa, Biotinidase, 17 OH Progesterona, e para triagem com dosagem de aminoácidos e acilcarnitinas por espectrometria de massas em tandem; = 20 dias após a transfusão para análise de hemoglobinas.
Exames via convênio:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do(a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.



INFORMAÇÕES DO EXAME:
Útil para diagnóstico da infecção congênita pelo vírus da rubéola. A infecção materna pelo vírus da rubéola pode gerar aborto ou feto com má formações (Síndrome da Rubéola Congênita).
A presença de anticorpos IgM para Rubéola no neonato é indicativo de rubéola congênita, pois esse não atravessa a barreira placentária. Deve ser complementada pela sorologia caso positiva ou haja suspeita clínica. Ressalta-se que 20% dos neonatos infectados não produzem IgM antes de 30 dias de idade.
Em caso de resultado alterado na triagem neonatal seguir as recomendações descritas no laudo para realizar exames confirmatórios ou complementares ao diagnóstico.