Instruções do Exame

Tireoglobulina dosagem

Instruções para paciente

JEJUM NÃO OBRIGATÓRIO.

As amostras não devem ser colhidas em pacientes em tratamento com doses elevadas de biotina (i.e. 5 mg/dia) até no mínimo 8 horas após a última administração de biotina.
Questionário
Informar medicamentos em uso,
Se mulher, informar se esta grávida ou se usa anticoncepcional.
Informar se já realizou cirurgia de tireóide e há quanto tempo.
Informar se já realizou esse exame anteriormente, e quando.



INFORMAÇÕES DO EXAME:
A Tireoglobulina é uma glicoproteína produzida pelas células tiroidianas, sendo o maior componente do coloide infrafolicular da glândula tireoide.
Seus níveis séricos variam com o estado funcional da tireoide, estando elevados nos processos inflamatórios tireoidianos (tireoidites), carcinomas da tireoide (papilífero, folicular e misto), hipertireoidismo ou após palpação vigorosa da glândula. Há também um aumento dos níveis séricos com o estímulo do TRH ou TSH.
A administração de hormônio tireoidiano diminui os níveis de tireoglobulina circulantes.
Sua avaliação é útil após cirurgia de câncer da tireoide, como marcador da recorrência ou persistência do mesmo após a tireidectomia total.
A presença de anticorpos anti-tireoglobulina no soro pode afetar as determinações da tireoglobulina, causando, no nosso ensaio, a redução dos níveis verdadeiros. Na presença de anticorpos, a ausência de níveis de tireoglobulina mensuráveis não exclui a possibilidade de ter ocorrido uma recidiva.
Na comparação entre ensaios diferentes, Eletroquimioluminescência (ECLIA) e Quimioluminescência (CLIA), a ECLIA apresenta concentrações mais elevadas: em média 40% para concentrações até 1,0 ng/mL; e em média 50% para concentrações acima de 1,0 ng/mL.