Instruções do Exame

2 5 Hexanodiona

Instruções para paciente

Coletar urina de final da jornada de trabalho, em caso de exposição a N-hexano, ou ao final do último dia de jornada da semana, em caso de exposição a Metil butil cetona.
O material deve ser colhido preferencialmente no laboratório.
Colher urina após retenção urinária de 4 horas.
Lavar as mãos com água e sabão.
Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina, coletar o jato médio em frasco próprio.
Após a coleta enviar ao laboratório no prazo máximo de 1 (uma) hora a temperatura ambiente.
Para coleta domiciliar: o frasco para a realização desse exame deve ser retirado pelo cliente ou responsável em uma de nossas lojas ou adquirido em farmácias.
O material deverá ser entregue ao colhedor no momento do atendimento domiciliar.
Se não for possível, o cliente ou responsável deverá entregar o material posteriormente, em uma de nossas lojas.
Exames via convênio:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.



INFORMAÇÕES DO EXAME:
- A 2,5-hexanodiona é o principal produto de biotransformação do hexano, e também da metil-etil-cetona e da metil n-butilcetona (2-hexanona) no homem. O hexano consiste em um líquido incolor, largamente utilizado como solvente de cola na indústria de calçados, como solvente de tintas e vernizes, na extração de óleos vegetais, na indústria de petróleo, podendo também ser empregado como diluente de plásticos e borrachas. Eventualmente o hexano pode estar contaminado com benzeno. A principal via de introdução desse solvente no organismo é a respiratória, mas, por se tratar de um material lipossolúvel, ocorre também pequena absorção pela pele, mucosas e por ingestão. A intoxicação aguda se caracteriza por irritação mucosa, dificuldade respiratória, pneumonite, alterações visuais, cefaleia e depressão do sistema nervoso central. Se ingerido pode causar náuseas, vômitos, dores abdominais e hepatotoxicidade aguda. A exposição crônica é neurotóxica, tanto central (alterações visuais e de memória), bem como periférica (polineuropatia ascendente).
- Uma vez absorvido, o hexano é distribuído para vários tecidos, principalmente cérebro, rins e baço e é eliminado do organismo pela urina, após sofrer oxidações sucessivas, na forma de 2,5-hexanodiona, que é o metabólito neurotóxico do hexano.
- O tempo de positividade do teste não é longo, mas apenas de 48 a 72 horas, na dependência da intensidade do uso e do teor de gordura do corpo, já que, além de ser lipossolúvel, a 2,5-hexanodiona é absorvida e, depois, liberada pouco a pouco. A exposição concomitante ao tolueno pode alterar a excreção da 2,5-hexanodiona