Instruções do Exame

EXOMA COM ANÁLISE DE CNV E DNA MITOCONDRIAL

Instruções para paciente

JEJUM NÃO OBRIGATÓRIO



INFORMAÇÕES DO EXAME:
O vírus da Hepatite C (HCV) é o principal agente etiológico das hepatites crônicas. Sua transmissão ocorre, preferencialmente, por via parenteral, entretanto, em um percentual significativo de casos não é possível fazer a identificação da via de infecção.
A hepatite C aguda apresenta evolução subclínica, com cerca de 80% de casos assintomáticos e anictéricos, dificultando o diagnóstico. A cronificação da doença ocorre em cerca de 70 - 85% dos casos, sendo que cerca de um terço a um quarto dos casos crônicos evoluem para cirrose em 20 anos. Grande parte dos pacientes infectados apresentam-se assintomáticos até a manifestação dos sintomas e sinais de cirrose. O RNA do HCV pode ser identificado no soro ou plasma antes da presença do anti-HCV.
A presença do HCV-RNA pode ocorrer cerca de duas semanas após a exposição ao agente infeccioso. Exame útil na determinação da carga viral para avaliação da resposta terapêutica e acompanhamento do paciente infectado pelo HCV. O teste detecta mas não descrimina os genótipos 1 a 6 do HCV. O valor mínimo de quantificação é de 15 UI/mL.
Referências: - Ministério da saúde. Manual Técnico para o Diagnóstico das Hepatites Virais, 2ª edição, 2018. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2015/manual-tecnico-para-o-diagnostico-das-hepatites-virais. Acesso em 2 de maio de 2022. - Ministério da Saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Coinfecções, 2019. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2017/protocolo-clinico-e-diretrizes-terapeuticas-para-hepatite-c-e-coinfeccoes. - Bula do fabricante.