Instruções do Exame

Cultura Urina Identificação

Instruções para paciente

Em caso de uso de antimicrobianos, deve-se aguardar 7 dias após o término do medicamento para realização do exame ou conforme orientação médica.
Não coletar urina após ter ingerido dextrosol.
Manter dieta hídrica habitual.
Colher preferencialmente no laboratório a primeira urina da manhã ou com intervalo de 4 horas entre as micções.
Higienização:
Homem:
Lavar as mãos com água e sabonete.
Lavar o pênis, com água e sabonete, distendendo todo o prepúcio.
Enxaguar com bastante água e secar com gaze estéril ou toalha limpa.

Mulher
Lavar as mãos com água e sabonete.
Lavar a região genital e anal, com água e sabonete, de frente para trás
Enxaguar com bastante água e secar com gaze estéril ou toalha limpa, de frente para trás, sem fazer movimentos de trás para frente.
Observação: A presença de sangue menstrual pode interferir no resultado do exame. Não indicamos o uso de absorvente interno para coleta de urina no período menstrual.
Crianças
Colher sempre no laboratório com cuidados especiais
Não utilizar pomadas no dia da coleta.
Coleta com coletor de urina infantil: somente realizada nas dependências do laboratório.
Coleta do material:
Desprezar o primeiro jato de urina no vaso sanitário e, sem interromper a micção, coletar o segundo jato de urina (jato médio), não encostando o frasco na região genital.
Utilizar recipiente largo, estéril, fornecido pelo laboratório.
Só abrir o frasco imediatamente antes da coleta.
Após a coleta, transferir a urina imediatamente para o tubo cônico.
Não encher o frasco até a borda.
Após a coleta enviar ao laboratório no prazo máximo de 1 (uma) hora a temperatura ambiente.
Obs.: Não passamos cateter (sonda).
Sonda de alívio: Com técnica asséptica, inserir o cateter urinário da uretra até a bexiga, para permitir a saída de urina. Desprezar o jato inicial de urina (15 a 30mL em adultos e as primeiras gotas em caso de crianças) e, a seguir, coletar a amostra. O procedimento deve ser executado assepticamente e por equipe de enfermagem preparada, para evitar introdução de micro-organismos na bexiga.
Sonda vesical de demora: não é a ideal para a cultura. Se houver solicitação médica, recomenda-se a substituição do cateter antes da coleta de urina para cultura, principalmente se estiver presente por duas semanas ou mais. Fechar o sistema ou pinçar a cânula e aguardar aproximadamente 1 hora para proporcionar retenção de urina na bexiga. Realizar desinfecção do local no circuito coletor ou da cânula com álcool 70% e, com seringa e agulha estéreis, aspirar de forma asséptica aproximadamente 10mL de urina. Nunca coletar a amostra da bolsa coletora.



INFORMAÇÕES DO EXAME:
A urocultura quantitativa é o método de referência para o diagnóstico de infecções do trato urinário, realizado a partir do isolamento e caracterização microbiológica do agente etiológico. Além da identificação dos microrganismos, o exame fornece a contagem do número de colônias e o perfil de sensibilidade aos antimicrobianos.
O limite tradicionalmente utilizado para definição de bacteriúria significativa é a contagem de colônias igual ou superior a 100.000 UFC/mL, mas este ponto de corte pode variar dependendo de fatores como quadro clínico e método de coleta do material biológico.