Instruções do Exame

Cultura Neisseria

Instruções para paciente

A coleta do material líquor é um procedimento médico e pode ser colhido no IHP através de agendamento prévio via CRC ou lojas (Mnemônico ? VIVO|PLOMB).
As punções de articulações não são colhidas no IHP.
Informar se o paciente está ou esteve recentemente em uso de antimicrobianos. É aconselhável que se aguarde 07 dias após a utilização de antimicrobianos para a realização do exame ou conforme orientação do médico.
Nas coletas de secreção uretral, colher preferencialmente pela manhã, antes do cliente ter urinado ou com intervalo de no mínimo 4 horas entre as micções.
Nas coletas de secreção endocervical, pode-se urinar e tomar banho. No período anterior à coleta não se pode: . Fazer uso de anti-sépticos ou medicações tópicas, .
Manter relações sexuais nas últimas 24 horas,
Estar menstruada, (aguardar 48 horas após o término),
Usar ducha ginecológica,
Ter usado iodo no local. Se usou iodo para colher citologia, aguardar 24 horas.
Não realizamos coleta para pesquisa de gonococos em crianças e virgens: Coleta deve ser feita pelo médico solicitante.
Não fazemos coleta endocervical em grávidas. Coleta deve ser feita pelo médico solicitante.
Esperma: . Realização da Coleta: . Nas dependências do laboratório ou em casa.
Não realizamos coleta aos domingos e feriados.
Não necessita de abstenção / abstinência de ejaculação. . A forma de coleta do material é por masturbação, sem que haja perda do material, diretamente no frasco estéril, não utilizar preservativos ou coito interrompido, lavar mãos e genitália antes da coleta.
Não utilizar qualquer tipo de lubrificante, nem mesmo saliva ou preservativos. No caso de esperma coletado em casa, encaminhar a amostra ao laboratório em no máximo 2h após a coleta para semeadura no meio de cultura e encaminhamento ao setor técnico.
Jejum
Jejum: Não é necessário

INFORMAÇÕES DO EXAME:
Neisseria gonorrhoeae é o agente da Gonorreia ou Blenorragia. Apresenta transmissão sexual e pode ser transmitida verticalmente ao recém-nascido (conjuntivite).
Parte dos infectados é assintomático, principalmente mulheres. Infecções não tratadas evoluem com prostatite, epididimite e estreitamento uretral em homens, doença inflamatória pélvica e esterilidade em mulheres. Embora a identificação no Gram quanto à presença de diplococos Gram-negativos em leucócitos de secreção uretral tenha sensibilidade de 95% a 99% (em homens), a confirmação com cultura deve ser considerada quando possível.
Testes de biologia molecular (PCR) substituem a cultura, sendo o método de escolha para confirmação diagnóstica.