Instruções do Exame

Coproporfirina Fezes

Instruções para paciente

Antes de coletar as fezes, se necessário, urinar no vaso sanitário para evitar a contaminação do material. Em casos de crianças utilizar coletor de urina, se necessário.
Evitar o uso de talco, laxantes, antiácido, contraste oral (utilizado em exames radiológicos) e supositório nos 3 dias que antecedem ao exame e no dia da coleta.
Defecar em vasilhame limpo e seco.
Colher em frasco âmbar.



INFORMAÇÕES DO EXAME:
A coproporfirina é uma porfirina de solubilidade intermediária, sendo excretada nas fezes e urina. É útil na investigação das formas cutâneas bolhosas de porfiria. Porfirinas fecais (coproporfirinas e protoporfirinas) estão usualmente dentro dos limites da normalidade na Porfiria Intermitente Aguda. Na coproporfiria reditária ocorre elevações maciças das coproporfirinas.
Entretanto, a coproporfirina é a porfirina mais comumente observada nas porfirias secundárias, não sendo, pois, específica. São causas comuns de coproporfirinúria: hepatopatia, insuficiência renal crônica, neoplasia, exposição ao álcool, arsênico, hidrato de cloral, lorobenzeno, chumbo, morfina e oxido nítrico. Além da pesquisa na urina e fezes, pode-se realizar a dosagem das coproporfirinas na urina