Instruções do Exame

Citomegalovírus Anticorpos IgM Líquor

Instruções para paciente

É recomendável que o teste no líquor seja realizado em paralelo com o soro, devido à possibilidade de contaminação do material durante a punção.
Não realizamos a coleta do material, pois trata-se de um procedimento médico.
Recebemos o material já coletado.
O volume necessário para realização do exame é de no mínimo 1,0 mL. A amostra deve ser enviada o mais breve possível ao laboratório e possui estabilidade de até 14 dias refrigerada entre 2 e 8°C.
Exames via convênio:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.



INFORMAÇÕES DO EXAME:
O Citomegalovírus (CMV) é um vírus de DNA que pertence à família dos herpes vírus. Em adultos saudáveis, o CMV em geral é assintomático, podendo apresentar quadro clínico semelhante à mononucleose infecciosa. É transmitido por contato direto com fluidos corporais infecciosos como urina, saliva, sangue, lágrimas, sêmen e leite materno e através de órgãos transplantados e transfusões de sangue.
O CMV é considerado a maior causa de infecção congênita. Manifestações graves podem ocorrer quando o CMV é adquirido ou se reativa em pacientes imunossuprimidos sendo uma das principais causas de morbidade e mortalidade em receptores de transplante. A detecção de anticorpos no líquor têm papel limitado no diagnóstico de infecção do sistema nervoso central por CMV sendo a detecção do DNA viral por RT-PCR o padrão-ouro para diagnóstico.