Instruções do Exame

Proteínas de Bence Jones Pesquisa

Instruções para paciente

O exame é realizado na amostra de urina 24h. - Utilizar o frasco sem conservante fornecido pelo laboratório para coleta de urina 24h.
Refrigerar desde o início da coleta.
Ao acordar esvaziar a bexiga, jogando fora esta urina (não armazenar no frasco da coleta). Anotar o horário. Este é o horário de início da coleta.
A partir desse momento coletar todo o volume de todas as urinas e armazenar no frasco próprio até completar 24 horas.
Às 24 horas se completam no horário que esvaziou a bexiga no dia anterior, e não no horário que começou a coletar a urina.
Ao término da coleta de urina, comparecer ao laboratório para a entrega da mesma. Não perder nenhum volume de urina durante a coleta. Se esquecer de coletar alguma urina, interrompa a coleta, despreze o material e reinicie o procedimento.
Não fazer esforço físico durante a coleta.
Manter sua rotina diária.
Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica.
Mulheres: não realizar a coleta no período menstrual.



INSTRUÇÕES DO EXAME:
As proteínas de Bence-Jones são fragmentos, usualmente cadeias leves (Kappa e Lambda), de imunoglobulinas monoclonais (paraproteínas) que são filtradas no glomérulo.
Na maioria dos casos é rapidamente depurada do plasma, podendo não ser detectada pela eletroforese. Cerca de 70% a 80% dos pacientes com mieloma múltiplo apresentam proteína de Bence-Jones na eletroferese de urina.
A ocorrência de proteinúria de Bence-Jones é mais comum no mieloma secretor de imunoglobulina monoclonal tipo IgD. Também encontra-se presente em 20% dos casos de Macroglobulinemia de Waldenstrom.
Pode ainda ser encontrada na amiloidose, plasmocitoma solitário, Síndrome POEMS (neuropatia periférica, organomegalias, deficiência endócrina, gamopatia monoclonal, pigmentação da pele, lesões ósseas esclerosantes), doença das cadeias pesadas, Síndrome de Fanconi, linfomas, sarcomas e leucemia linfóide crônica.