Instruções do Exame

Ácido Úrico Urinário Urina 24 horas

Instruções para paciente

O exame é realizado na amostra de urina 24h.
Utilizar o frasco para coleta de urina de 24 horas com conservante Bicarbonato de sódio 5 g (adultos e crianças) fornecido pelo laboratório, desde o início da coleta. .
Ao acordar esvaziar a bexiga, jogando fora a urina (não armazenar no frasco da coleta). Anotar o horário. Este é o horário de início da coleta.
A partir desse momento coletar todo o volume de todas as urinas e armazenar no frasco próprio até completar 24 horas.
Às 24 horas se completam no horário que esvaziou a bexiga no dia anterior, e não no horário que começou a coletar a urina.
Ao término da coleta de urina, comparecer ao laboratório para a entrega da mesma.
Não perder nenhum volume de urina durante a coleta.
Se esquecer de coletar alguma urina, interrompa a coleta, despreze o material e reinicie o procedimento.
Não fazer esforço físico durante a coleta.
Manter sua rotina diária.
Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica.
Mulheres: não realizar a coleta no período menstrual.



INFORMAÇÕES DO EXAME:
O ácido úrico é o produto final do metabolismo das purinas. Cerca de 70% é eliminado pelos rins.
São causas de diminuição da sua excreção urinária: diabetes insipidus nefrogênico, acidose metabólica ou respiratória, uso de álcool, intoxicação por chumbo, uso de diuréticos e outros medicamentos, como salicilatos em baixas doses, pirazinamida e etambutol.
Dieta rica em purinas e doenças como leucemias e policitemia vera são causas de elevação do ácido úrico urinário. Sua excreção também aumenta em situações em que há redução do volume urinário com expansão do volume extracelular, como na Secreção Inapropriada de ADH (SIADH), e em decorrência do uso de agentes uricosúricos, como probenecida, losartan, salicilatos e ácido ascórbico em altas doses, manitol e meios de contraste.
A dosagem de ácido úrico na urina de 24 horas é útil na avaliação de pacientes com cálculos urinários para identificação daqueles com excreção de urato aumentada.